Novos Asssuntos

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É certo dar mesada aos filhos?

mesada dos filhos Mesada dos filhos

É comum que diversas mães e pais se questionem quanto à mesada dos filhos. É correto dar mesada? Quanto devo dar de mesada? Essa e outras questões pairam sobre os pensamentos de várias famílias. Em vista disso, discutimos aqui os aspectos mais relevantes sobre a mesada.

É certo dar mesada aos filhos?

Algumas famílias preferem não dar mesada aos filhos porque querem controlar eles mesmos o que a criança pode comprar e quanto vão gastar com esses itens. Porém, psicólogos afirmam que quanto antes ela começar a gerir seus próprios recursos, melhor será seu desempenho nesta tarefa durante a vida adulta.
É importante que a criança tenha uma mesada para perceber o que ela pode e o que ela não pode, bem como noções de responsabilidade e tomada de decisão.
Quando o filho recebe a primeira mesada, em geral, ele corre gastar todo o valor em doces ou jogos. E é neste momento que se inicia o aprendizado. Ao passar o restante do mês sem poder gastar mais, eles começam a compreender que não podem gastar de uma vez o que recebem demesada.
Nesse sentido é imprescindível que os pais o orientem para que ele aprenda como gastar de forma inteligente este dinheiro, mas que deixem ele mesmo decidir como quer gastá-lo.

Quando começar a dar mesada?

Os pais que queiram dar mesada aos seus filhos podem iniciar o hábito assim que eles tenham noção de números e que comecem interagir com outras pessoas em sociedade. Uma época interessante para começar a dar mesada é quando o filho começa a ir para escola e precisa comprar o lanchinho todo dia.

Como calcular a mesada dos filhos

mesada do filho não precisa ser um valor muito alto mesmo para famílias com grande poder aquisitivo. É relevante, no entanto, que essa quantia não fique muito diferente do padrão financeiro da família e do valor que seu círculo social também recebe como mesada. Uma dica legal é que os pais devem conversar com os pais dos amigos de seus filhos, para terem uma noção de quanto seus colegas de classe ou amigos da vizinhança recebem.
valor da mesada pode ser aumentado a cada ano ou conforme for combinado com o seu filho. Você pode também propor aumento de mesada se ele melhorar a atitude quanto ao seu dinheiro. Mas é importante não associar educação e prêmios em dinheiro demasiadamente, senão você corre o risco de ter um filho cobrando por dinheiro sempre que fizer algo corretamente.

Dicas para se organizarem com a mesada

Auxilie seu filho, mas deixe-o escolher no que ele quer gastar a mesada;
Encoraje seu filho a guardar sempre uma parte da mesada para que ele aprenda a poupar;
Não dê mais dinheiro se a mesada dele acabar antes da hora;
Incentive seu filho a planejar antes de gastar, para que ele tenha noção de que se ele gastar demais ficará sem dinheiro para outras coisas que queira comprar;
Crie uma regra com seu filho para estimulá-lo a gastar bem o dinheiro ou a poupar, premiando-o com uma moeda de R$1 ou R$0,50 a cada mesada que ele fizer o dinheiro render até o final do mês ou cada vez que ele conseguir poupar uma certa quantia;
Seja você mesmo um exemplo, não gastando além do que deve;
Para os filhos mais velhos, você pode optar por um cartão de crédito pré-pago como mesada;
Por fim, mantenha-se firme nos combinados da família, se a decisão foi de dar X quantia de dinheiro por mês ou semana, não ceda aos pedidos do seu filho.
Vale ressaltar que, a mesada serve para seu filho gastar em coisas que não serão um problema se ele ficar sem e que isso não deve incluir necessidades básicas dos pequeninos.

0 comentários:

Postar um comentário