Novos Asssuntos

sábado, 20 de agosto de 2011

EMAGREÇA COM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONTROLE NA DIETA


   EMAGREÇA COM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONTROLE NA DIETA

O sucesso de qualquer dieta depende de uma única coisa: o autocontrole.
A força de vontade, sempre muito bem lembrada, é o passo inicial, mas o autocontrole é o que vai manter a estabilidade e não vai deixar você desistir e a dieta desandar.
Aprender a se controlar é muito difícil. Os hábitos precisam mudar, a rotina precisa ser transformada e adaptada a essa nova forma de comer e de pensar a comida.
Com a correria do dia-a-dia, a ansiedade é um fator que dificulta ainda mais, mas isso não é motivo para desistir. É importante encontrar soluções para cada situação. Comida é sinônimo de confraternização e socialização. Deixar de comer seria uma boa saída? É claro que não. Fugir da comida não é uma boa opção, afinal ela é uma necessidade, por isso é imprescindível aprender a se controlar para saber dizer não na hora certa.
Entender melhor o que é o autocontrole pode ajudar na luta contra a impulsividade e contra os consequentes arrependimentos, todos resultantes de atitudes descontroladas. Saber o que é autocontrole também ajuda a nos conhecer e a nos entender melhor, por isso construí esse post com base em pesquisas sobre o assunto e espero poder ajudar vocês!
O que é o autocontrole: “é a preferência por uma recompensa maior que ocorrerá no futuro, ao invés de uma recompensa menor que está disponível no presente. Esta definição parece útil, pois retrata bem o que pode ser entendido como autocontrole no cotidiano. Por exemplo, eu digo que tenho autocontrole quando resisto a um belo pedaço de bolo de chocolate. Em outras palavras, estou optando por ser paquerado na praia durante o verão e talvez até arrumar um casamento (um reforçador de maior magnitude e mais atrasado), ao invés de comer um pedaço de bolo que logo será esquecido (um reforçador menor e imediato)”.
No caso, a recompensa de um emagrecimento saudável pode variar de pessoa para pessoa: saúde, elevação da auto-estima, ter menos dificuldade para encontrar roupas, etc. A dieta é um investimento para uma vida mais saudável no futuro.
É difícil ter paciência e não desistir, especialmente quando o processo é lento, mas é uma questão de tempo. Pense: você se esforça agora e quando você menos esperar irá começar a ver e sentir os benefícios, então esse esforço se tornará hábito.
      O autocontrole também é importante e decisivo em outras situações, como quando se trata de economia. Como exemplo: você quer comprar um carro, mas compra inúmeras peças de roupa a cada nova estação. Você terá que optar entre seguir comprando todas aquelas roupas ou optar por comprar menos e assim economizar para comprar seu carro.
Aprender a se autocontrolar pode trazer benefícios inúmeros para a sua vida. Reflita sobre isso, principalmente se estiver pensando realmente em emagrecer.
Não esqueça que as alternativas estão aí. Se informe e busque o equilíbrio, então a recompensa virá ;

0 comentários:

Postar um comentário