Novos Asssuntos

sábado, 20 de agosto de 2011

Queda De Cabelo x Caspa


Nesta mudança de estação é muito comum a gente perceber uma queda mais acentuada dos fios de cabelo. Muitas vezes a causa pode ser natural, dentro do ciclo normal de renovação capilar, mas também vir de fatores totalmente fora da condição de normalidade fisiológica.

Preste atenção no fio que cai e reconheça o momento da "morte" do seu cabelo.

O velório do fio

Para se reconhecer o momento de "morte" do fio de cabelo é só prestar atenção na ponta da fibra que se solta:

Uma intumescência esbranquiçada corresponde à raiz do cabelo morto, já a algumas semanas. Mas se você tracionar violentamente a cabeleira, poderá extrair o bulbo ainda vivo que é volumoso, escuro e envolto em bainhas escuras. Estes fios foram arrancados ainda vivos!

As fases do desenvolvimento do cabelo

O cabelo cresce à partir de sua raiz, em 3 etapas distintas de desenvolvimento:

A fase Anágena corresponde ao crescimento ativo do cabelo, e dura de 3 à 6 anos.

A fase Catágena é o período de regressão, que dura 3 semanas, onde há a interrupção da atividade folicular.

Finalmente a fase Telógena dura aproximadamente 3 meses, onde o cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno. A nossa cabeleira possui 80-90% de fios na fase Anágena. Entre 50 e100 fios de cabelos caem diariamente e teremos cerca de 25 ciclos pilares durante a vida.

Quanto cai

Primeiro você precisa saber se o número de fios que caem diariamente estão dentro da normalidade. Para isso lave a cabeça num lavatório, colocando uma toalha para vedar a saída da água. Conte os fios que ficaram retidos na toalha. Um número maior do que 100 revela que os fios estão caindo em demasia.

Alopécia, a queda dos cabelos

A Alopécia, ou queda dos cabelos pode ser parcial ou total, prematura ou senil.

Em zonas isoladas é chamada "pelada"- Alopécia Areata , se provém de desnutrição geral, é chamada de Alopécia Caquética.

Há mais de 2000 anos já assinalava Aristóteles que "...ordinariamente são os homens , em maior freqüência, e não as mulheres, que sofrem de calvície". O papiro de Éders, primeiro escrito médico conhecido, já indicava um remédio egípcio contra a calvície, composto entre outros ingredientes de gordura de leão, hipopótamo, crocodilo, ganso, serpente e íris. A fórmula exótica era tão acreditada que até a rainha Nefertiti a usava.

Causas 
São tantos os possíveis vilões...Se a queda não for hereditária os principais causadores podem ser diversas.

Seborréia e caspa aparecem muitas vezes associadas ao início da calvície.

Também são atribuídos outros fatores, como problemas emocionais, stress, doenças diversas, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos. A secreção excessiva das glândulas sebáceas do couro cabeludo pode engordurar o cabelo todo, tipicamente no processo da seborréia ou do eczema seborréico.



Entendendo a caspa



 A caspa é uma descamação do tecido do couro cabeludo e parece não comprometer a normalidade do cabelo, mas quando as escamas são maiores e untosas e o couro cabeludo por baixo delas aparece avermelhado, quase sempre representam sinal de eczema seborrérico.

A caspa aparece como flocos descamados no couro cabeludo, tornando-se um problema desagradável, pois afeta a estética de grande parte da população mundial, causando constrangimento à quem sofre do fenômeno.

A fisiologia do aparecimento da caspa é multi-funcional. São várias as causas do aparecimento da caspa:

* A Hipersecreção sebácea é responsável pelas irritações e prurido, a "coceira" que ataca o paciente, principalmente no final do dia.

* Anomalia da proliferação epidérmica, isto é, a multiplicação desenfreada das células da epiderme do couro cabeludo.

* A proliferação microbiana exagerada do fungo Pityrosporum ovale também causa irritação do couro cabeludo, coceira e descamação. Quando a caspa atinge sua forma mais severa, transforma-se em dermatite seborréica.

Mulher também fica careca...

A queda anormal dos cabelos atinge homens e mulheres causando grande e definitiva ausência de fios no couro cabeludo. Cientificamente denominada "Alopécia Androgenética", a perda definitiva dos fios têm também atingido as mulheres, graças ao modo de vida, competição, stress e profundas alterações hormonais. Este percentual de mulheres sofrendo de queda anormal vem crescendo significativamente.

Tratando o todo

As medidas essenciais para tratar o aparecimento da caspa são:

1 - Manter uma alimentação equilibrada, seguindo a orientação dada pelos nutricionistas em relação à pirâmide alimentar:

pirâmide:

Óleos vegetais

Açucares naturais (frutas, mel)

Proteínas (carnes, leite e derivados)

Vegetais (legumes, Verduras)

Carbohidratos (cereias, massas)

2 - Higiene preventiva correta dos cabelos e couro cabeludo:

Usar semanalmente um shampoo específico, com efeito preventivo.

Procure pelos seguintes ingredientes anti-microbianos na formulação do seu produto:

* Octopirox: Piroctone Olamina

* Piritionato de Zinco

* Ácido Salicílico

* Coal tar

* Ácido Undecilênico

3 - Não agredir o couro cabeludo; evite escovar ou coçar o couro cabeludo e os cabelos com força excessiva.

4 - Consultar regularmente o seu Dermatologista.

5 - Manter hábitos saudáveis de vida. Cigarros e álcool em excesso acabam com suas defesas naturais.

6 - Manter pentes e escovas sempre limpos e livres de fios. A limpeza semanal destes acessórios, em lavagem com água e shampoo é suficiente para garantir sua mas para evitar a queda dos cabelos é essencial adotar cuidados abrangentes , desde a alimentação balanceada, controle hormonal sob orientação médica e uma rotina de exercícios físicos convenientes. A atenção deve ser redobrada quanto à escolha e uso de produtos cosméticos.

Uma lavagem eficiente e suave , seguida de condicionamento e tonificação complementar vão garantir a saúde do couro cabeludo e a beleza dos fios.

Os cosméticos inteligentes

Não se iluda! Não existem milagres cosméticos para fazer nascer cabelo, nenhum shampoo, ou tônico capilar ou seja lá o que for pode trazer os fios de volta. Mas você pode evitar a queda anormal escolhendo bem os ingredientes das formulações.

Procure na formulação dos produtos estes ingredientes:

* Pantenol, ou pró-vitamina B5- Garante a umectação e flexibilidade dos fios.

* Extrato da alga marinha Pelvetia canaliculata, de alta capacidade ativadora da circulação sanguínea periférica.

* Oligoelementos extraídos da alga Girgatina stellata, regenera os cabelos frágeis ou demasiadamente finos.

* Alfa-Hidróxi-ácidos( AHA) - Ativam a circulação periférica e aumentam a irrigação do bulbo do cabelo, melhorando a sua nutrição.

* Extrato vegetal de Gingko Biloba-Inibe a peroxidação da membrana lipídica e estimula a síntese dos prostanóides. Difícil de entender? Isto significa que os princípios ativos contidos neste extrato são responsável pela proteção do couro cabeludo, evitando a formação de radicais-livres danosos e a mantendo as condições de equilíbrio do cabelo.

* Extrato alcoólico de Tussílago farfara L., Achilhea Milleflium L e Cinchona off.L que atuam sobre as etapas cíclicas fisiológicas de crescimento dos cabelos, fase Anágena( período de crescimento intenso), Catágena( regressão morfológica) e Telógena( descanso) quando a queda é natural.

* Complexo lipossomado que combina os extratos de P. japonicus, polygonaceae camomila e baço bovino, agente que combina anti-seborréicas, anti-inflamatórios, regeneradores de tecidos e estimulante da respiração e micro-circulação.

Na Aromaterapia são indicados para queda dos cabelos os Óleos Essenciais de Lavanda ( lavanda officinalis)e Alecrim( Rosmarinus officinalis), usados em conjunto ou separadamente.

A massagem regular sobre o couro cabeludo auxilia para a melhor circulação sanguínea. Deve ser feita uma ou 2 vezes por semana, deixando permanecer os óleos ao menos 1 hora sobre a superfície do couro cabeludo. 

Bj

0 comentários:

Postar um comentário