Novos Asssuntos

domingo, 4 de setembro de 2011

Aprenda a gostar de si mesma


Gostar de si mesma é uma das coisas que precisa aprender, a nossa sociedade não incentiva o elogio e esta sempre pronta a criticar, evite se auto culpar e ser critica em excesso com você mesma.

É importante reconhecer dentro de você o quanto é capaz e exercitar a auto perdão, afinal gostar de você mesma deve ser prioridade em sua vida!
Quantas vezes encaramos o espelho e dizemos: “Meu quadril é muito largo, minhas coxas estão flácidas odeio essa celulite”.
Para muitas de nós, é difícil conviver com as imperfeições e as fraquezas. Mas quem disse que a perfeição é a chave da felicidade?
Como se Libertar das Cobranças Excessivas e se Aceitar do Jeito que Você É” grande parte das mulheres tem dificuldade em lidar com as falhas em geral.
“Nós nos julgamos com mais rigor do que julgaríamos outra pessoa. Permitimos que nossos pequenos erros ofusquem nossas muitas realizações”, e encobre o que temos de melhor!
Mesmo as mais esclarecidas caem nessa cilada. Pudera! Como dar as costas para a avalanche de retratos de mulheres deslumbrantes bombardeadas pela mídia, com a ajuda do programa de tratamento de imagens, o Photoshop, claro! “A tecnologia aliada à medicina estética permite que o indivíduo apague os sinais deixados pelo envelhecimento, transformando o corpo em uma tela em branco. Uma ilusão que provoca intensa angústia”, a busca pela cirurgia plástica, cresce a cada dia e com isso a ilusão da perfeição.
Então como calar a juíza que nos fere com o martelo da intolerância e da severidade, e o pior que o nosso maior inimigo somos nós mesmas? Começando a valorizar o que de bom possuímos e a avaliar se nossas expectativas de desempenho são realistas ou um tanto ou quanto heróicas.
Vale também sondar como estamos nos sentindo em relação a nós mesmas. “A autoestima é uma construção perene, baseada em valores afetivos, morais, educacionais e intelectuais”.
O difícil é diferenciar os desejos genuínos das cobranças externas. Aí está o cerne da questão. É por isso que, em vez de olhar para o que lhes falta.
“O que impinge valor a um indivíduo são suas relações afetivas, seu senso de justiça e honestidade, a coragem de enfrentar os desafios da vida, a capacidade de semear a paz”.
“Quando a pessoa passa a se orgulhar de si mesma, consegue se gostar e se perdoar. Isso se reflete em todos os aspectos da vida”. Entretanto, aceitarmo-nos não significa nos acomodar, ressaltam os especialistas.
Devemos reconhecer nossas limitações e respeitá-las, mas jamais renunciar ao desejo de nos aprimorar.
Só que aí esbarramos em outro mal da atualidade: o imediatismo. “É preciso controlar a ansiedade de querer ser melhor do dia para a noite, o que é irreal”, E mesmo que alcancemos avanços, o que será ótimo, jamais atingiremos a excelência máxima. “É impossível ficar 100% satisfeitos.
Temos de reformular nossas expectativas e nos atualizarmos na medida em que as coisas têm utilidade. Se não são necessárias, está bem assim”, Precisamos aprender a hierarquizar nossos propósitos. “É fundamental identificar as coisas das quais não se abre mão, e aquelas de que consegue privar.
Nesse sentido, a autoaceitação tem muito mais a ver com a conquista da autonomia do que com o aprimoramento pessoal. “Autoaceitação é poder suportar as falhas. É libertador encarar de forma generosa a passagem do tempo, as estrias deixadas pela gravidez, os quilos extras adquiridos em uma fase de maior
ansiedade. Enfim, não ser tão severa consigo mesma”, não se cobrar tanto, não querer ser a perfeição conquistada com fotoshop, ame-se como você é, respeite seu corpo e sua alma, aprenda a valorizar o que tem de melhor e disfarçar o que não te agrada e acima de tudo não se deixe levar pela mídia e pelas amigas valorize cada dia da sua vida e acima de qualquer coisa ame-se cada dia um pouco mais!

0 comentários:

Postar um comentário