Novos Asssuntos

domingo, 4 de setembro de 2011

Base - como escolher e usar

A base é o produto principal de qualquer maquiagem, pois sua função é deixar a pele homogênea, com uma cobertura perfeita e natural.

PARA ESCOLHER

A escolha deve ser feita de acordo com o seu tipo de pele e a necessidade de cobrir imperfeições - peles boas pedem cobertura fina de bases transparentes ou luminosas, já as peles mais complicadas, exigem uma camada mais eficaz para disfarçar imperfeições como cicatrizes, espinhas ou manchas.  

A tonalidade deve ser a mais próxima da sua pele por isso, a base deve ser testada no rosto ou pescoço (não teste nas mãos ou pulsos). O tom ideal é aquele que "desaparece" na pele.

TIPOS DE BASE X TIPOS DE PELE

Cobertura leve para média

Base Líquida - proporciona uma cobertura leve e natural. Indicada para todos os tipos de pele (para as peles oleosas - fórmulas oil free e com efeito mate). 

Base Cremosa - a cobertura é mais eficaz, contêm substâncias hidratantes, indicada para as peles secas.

Usar pincel, esponja para base ou os dedos para aplicar. A aplicação com pincel é mais uniforme, homogênea e o resultado é mais natural. A esponja cria uma cobertura fina e delicada, mas gasta mais produto. Já aplicar com os dedos costuma ser mais rápido mas a maquiagem não fica tão bem acabada.

Cobertura média para alta 

Base Compacta (duocake, pancake) - dispensa o uso de pó. O efeito é mais pesado que as bases líquidas e cremosas. Como todo efeito seco (devido ao pó) é mais indicado para peles mistas e oleosas. 

Base Stick - a cobertura é densa, corrige imperfeições uniformizando o tom da pele. Indicada para peles normais, oleosas e mistas (se for oil free).

Usar esponja para base ou os dedos para aplicar. Para um acabamento mais leve, aplicar o produto com a esponja úmida.

DICA: bases densas e concentradas como a compacta e a stick, não devem ser usadas em peles secas e nem em peles maduras, pois realçam os sinais de expressão.

APLICAÇÃO

Comece sempre com um produto pré make-up ou primer. Eles formam um filme leve e invisível sobre a pele, disfarçam poros e linhas finas, e aumentam a fixação da maquiagem.
Aplicar aos poucos, cobrindo com mais empenho apenas o que for necessário (base não é máscara!). Para facilitar, no caso das bases líquidas ou cremosas, pingue no dorso da mão e vá passando com o pincel, com a esponja ou com os dedos. Assim é possível controlar melhor a quantidade de produto utilizada, aos invés de tirar diretamente do frasco.

Aplicar sempre do centro do rosto para fora (cuidado para não deixar uma linha divisória no contorno dos maxilares e perto da raiz dos cabelos). Usando apenas o excesso do produto que está na esponja ou pincel, desça da parte de baixo do queixo até o pescoço. 

DICA (é do livro Sephora the ultimate guide to make up, skin and hair from the beauty authority):enquanto estiver aplicando a base, movimentar o rosto como abrir a boca, sorrir. Isso ajuda a dar um aspecto mais natural para a maquiagem.

0 comentários:

Postar um comentário