Novos Asssuntos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cabelos em queda?


Assim como a pele, os cabelos contam uma história. Fios ralos e que caem em grandes quantidades são sinais de que algo não vai bem no organismo, que pode estar sofrendo com falta de nutrientes.
Caso sua dieta esteja adequada, as infecções, problemas hormonais, dermatites, caspa, herança genética,  o excesso de sol, o estresse, os procedimentos químicos,  a anemia e  a depressão podem ser responsáveis pela queda acentuada dos fios.
É comum que o cabelo caia por vários desses fatores associados e muitas vezes o uso excessivo de químicas capilares, que as vezes não são feitas por profissionais qualificados, é o fator que origina o “genocídio capilar”.
O primeiro passo para se livrar desse problema, que pode se tornar um verdadeiro pesadelo, é procurar um especialista em tricologia ( medicina capilar) ou mesmo um dermatologista, pois só ele poderá investigar as causas, fazer um diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.
Em alguns casos é necessário apenas mudar a alimentação e acrescentar alguns nutrientes importantes para a saúde capilar.
Quase sempre se adiciona o cobre (que estimula o crescimento dos fios), o ferro (que proporciona força aos cabelos), o zinco (que reduz a oleosidade excessiva) e os aminoácidos e proteínas (que fortalecem os fios).
Em outros casos o uso de medicamentos  tópicos e orais tornam-se imprescindíveis para fortalecer o folículo capilar e reduzir progressivamente a queda dos cabelos.
Tônicos, loções e shampoos anti queda são bons coadjuvantes no tratamento, mas só irão ajudar em alguns casos.
Durante o período de tratamento, que varia de 6 a 12 meses,  é recomendado abolir produtos que contenham substâncias abrasivas, que irritam o couro cabeludo, procedimentos químicos como escovas definitivas e  outras químicas que utilizem formol.
Fica proibido, também, o uso de chapéus ou qualquer coisa que abafe o couro cabeludo.
Existem tratamentos que vem demonstrando bons resultados, como o laser de baixa intensidade, que estimula o crescimento capilar, mas são procedimentos ainda de difícil acesso para a maioria da população.
Um excelente produto para a queda capilar é a Loção Fortificante e Revitalizante para cabelos, da Klorane, que funcionou como uma verdadeira porção mágica quando meus cabelos começaram a cair pelo uso exagerado de química. Sim, não há cabelo que resista a dobradinha luzes/tintura todo mês, mas eu, teimosa que sou, só fui aprender isso quando senti na pele  (ou melhor, no couro cabeludo) os efeitos prejudiciais desse exagero.
Cuidando do início e seguindo as recomendações do especialista o cabelo para de cair e volta, aos poucos, a ser forte.
Alguma de vocês já passou por isso?

0 comentários:

Postar um comentário