Novos Asssuntos

domingo, 11 de setembro de 2011

Entenda seu cabelo


Para que você tenha cabelos saudáveis, é preciso primeiro que você entenda como é a estrutura capilar. Todo fio de cabelo tem uma estrutura básica, igual em todos os seres humanos. O que diferencia um cabelo do outro são fatores genéticos, mas a estrutura continua a mesma. Os fatores genéticos é que fazem com que o cabelo de uma pessoa seja mais forte ou mais fraco, liso ou cacheado, etc. A seguir, explicaremos como é a estrutura dos fios de cabelo e algumas verdades e mitos para que você possa mantê-los mais saudáveis.
A estrutura do fio de cabelo
O fio de cabelo tem duas partes distintas, com estruturas diferentes. A primeira parte fica dentro da pele (a raiz), e a segunda parte fica fora da pele (o fio em si)
  • Raiz
cabelo copy Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas
Através da corrente sanguínea é que chega na “papila” e no “bulbo” os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios. As células que compõem o fio de cabelo são criadas dentro do bulbo capilar e assim os fazem crescê-los. Uma dessas composições é a melanina, que é o pigmento que dá cor aos cabelos. A medida que as células se multiplicam no bulbo capilar, vão “empurrando pra cima” as outras células, que à medida que vão subindo (ainda dentro da pele) criam a queratina, que é fibrosa e faz com que o cabelo se torne mais rígido e crie o formato de fio.
Ainda dentro da pele, há a glândula sebácea, que produz o sebo. O sebo possui duas funções principais:
1- Junto com o suor, cria uma barreira natural da pele, impedindo a entrada de agentes externos (produtos químicos, sujeiras, bactérias)
2 – Lubrificar e criar uma camada protetora na parte externa do fio à medida que ele vai crescendo.
  • Fio do cabelo

estrutura do fio de cabelo1 Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas
O fio é composto por: água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina.
Está dividido em três partes principais:
- medula: parte central do fio. Não possui função real e é comumente ausente nos fios.
- córtex: “recheio” do fio, onde a queratina se concentra. É ela que dá a elasticidade e resistência do fio.
- cutícula: A parte externa do fio, que se assemelha com as escamas de um peixe. Protege o cortex de todos os tipos de agentes externos. É a cutícula a responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos.
  • Cutícula x shampoo e condicionador
cuticula do cabelo Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas
O fio do cabelo possui uma carga elétrica positiva. O shampoo, por sua vez, é composto de uma carga negativa para levantar as cutículas e poder remover as sujeiras que se escondem entre as cutículas. Quando as cutículas do cabelo estão levantadas, elas se enroscam uma nas outras: por isso ele fica com um aspecto seco e embaraçado. Por isso o condicionador é fundamental para qualquer tipo de cabelo: ele fecha essas cutículas, fazendo com que o cabelo ganhe a maciez normal. Além disso, ao encapar os fios, o condicionador deixa vitaminas e outros aditivos que ficam nos fios, e que vão ser absorvidos para o córtex e manter seus cabelos mais saudáveis.


Algumas dicas fundamentais
  • Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?
NÃO. É comum vermos os profissionais dizerem que devemos cortar os cabelos para termos um cabelo mais saudável e para que ele cresça mais rápido, mas na verdade isso é mentira! Por causa do cabelo crescer da raiz e ser formado dentro do bulbo (ou seja, dentro da pele), o que é feito no fio não tem influência nenhuma no crescimento e desenvolvimento dos fios. Isso inclui os tratamentos capilares como shampoos, vitaminas, tratamentos a laser e etc. Portanto, sua alimentação e saúde tem uma influência muito mais fundamental do que o corte do cabelo. O corte serve para manter os cabelos com um aspecto menos ressecado, retirando as pontas secas e danificadas com o tempo.
Extremidade de um fio de cabelo Entendendo o Seu Cabelo da Raiz às Pontas
assim é a ponta de um fio de cabelo!
  • E os produtos anti-queda? Realmente funcionam?


DEPENDE. Nas embalagens destes produtos já vem escrito “queda causada pela quebra dos fios”. Eles apenas fazem o fio do cabelo ficar mais forte, então os produtos anti-queda e os produtos para cabelos fracos e quebradiços seriam praticamente a mesma coisa. Para que um produto externo tenha efeito sobre a queda de cabelo, ele precisa ficar em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo do que os shampoos e condicionadores normalmente ficam. Porém, as loções que médicos prescrevem para queda de cabelo funcionam, pois possuem os ingredientes necessários e ficam em contato com o couro cabeludo por muito mais tempo, conseguindo penetrar a pele.

  • Nem mesmo a tintura faz cair os cabelos?


Não. A tintura vai tornar seus cabelos mais fracos e quebradiços, pois ela danifica as cutículas do fio. Se você pintar seus cabelos e fizer uma boa hidratação, eles não vão cair. O que dá a impressão de que seu cabelo estar caindo é que ele, em algum ponto mais fraco, arrebenta.

  • Posso ficar com o cabelo molhado ou a água entra no couro cabeludo e apodrece a raiz, fazendo meu cabelo cair?
Em relação ao apodrecimento da raiz, ficar com o cabelo molhado não afeta em nada, pois a raiz do cabelo fica abaixo da pele, e a água não consegue penetrar a pele tão fundo assim. Mas se você ficar com o cabelo molhado, aumenta as chances de você criar o fungo da caspa, que junto com uma limpeza mal feita do couro cabeludo, entopem os poros do couro cabeludo, dificultando a “respiração da pele” e a saúde dos fios. Tome como exemplo a pele de um pé que fica muito tempo fechada em um sapato fechado: por causa do suor natural dos pés, a pele fechada naquele sapato, sem “respirar” fica com um aspecto diferente, não é mesmo?
Agora que você conhece melhor seu cabelo, cuide bem dele para mantê-lo sempre bonito e saudável! E lembre-se: a alimentação saudável e uma boa saúde são o caminho chave para cabelos brilhantes e bonitos!

0 comentários:

Postar um comentário