Novos Asssuntos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entendendo a caspa


Causas da caspa
A caspa pode ser causada por fatores físicos ou psicológicos. Dois dos hábitos mais comuns que levam uma pessoa a ter caspa são a lavagem e a secagem incorreta dos cabelos. Os cabelos devem ser lavados com água morna e fria, nunca quente. Além disso, após lavar o cabelo deve ser secado e nunca se deve prendê-lo molhado ou dormir com ele úmido.
Além de deixarem o cabelo mais pesado, sempre sujo e sem brilho, as caspas  diminuem a auto- estima e causam vergonha e desconforto em quem as possui. Podem ser causadas por diversos fatores, por exemplo: couro cabeludo oleoso, proliferação fúngica, estresse, resíduos de tratamentos químicos, distúrbios hormonais e dermatites. As caspas atingem homens e mulheres e é um problema bastante comum em toda a população.
Normalmente, o nosso couro cabeludo se renova periodicamente e se descama, mas após uma lavagem, esses resíduos somem. Quando há uma permanência contínua e em quantidades excessivas, as caspas podem gerar uma dermatite seborreica, que pode atingir outras partes do corpo ricas em glândulas sebáceas, neste caso será necessário realizar um tratamento mais intenso com a utilização de produto químicos para eliminar os micro-organismos que estão promovendo a descamação do couro cabeludo.
Outro fator determinantes para o aparecimento da caspa é a oleosidade da pele, pois a existência de secreções cria um ambiente úmido altamente propício a proliferação de seres hospedeiros que naturalmente vivem na região capilar. Alguns especialistas afirmam que o consumo de álcool e de alimentos ricos em gorduras, assim como o uso constante de tinturas, relaxamentos e alisamentos, contribuem diretamente com o aumento das caspas.
O tratamento para acabar com caspas, em casos amenos, é fazer a utilização de produtos anti-caspas, a dica e utilizar o xampu, condicionador, hidratação, creme para pentear e outros, de uma mesma linha ou marca. Algumas receitas caseiras também costumam apresentar resultados positivos no tratamento da caspa, uma das mais utilizadas, recomenda o uso de vinagre no couro cabeludo, massageando e espalhando o líquido pela raiz do cabelo. Você poderá utilizar ainda o extrato do suco de limão e, da mesma forma que o vinagre, espalhar por toda a cabeça.
Em casos mais severos, o tratamento deverá ser traçado por profissionais dermatologistas, que irão identificar a causa específica das caspas e criar uma solução apropriada.
Próximo post:Produtos para caspa.

0 comentários:

Postar um comentário