Novos Asssuntos

domingo, 4 de setembro de 2011

Maquiagem - roteiro básico




A preparação da pele é o ponto de partida para uma boa maquiagem. Primer (para minimizar os poros e as linhas de expressão), base, pó, corretivo são responsáveis por uniformizar, corrigir, realçar os traços e valorizar a expressão do rosto.

Antes de começar a maquiagem o rosto deve ser limpo, tonificado e hidratado (se a base já tiver essa função, não precisa usar o hidratante) com produtos específicos para o seu tipo de pele. A primeira cobertura da maquiagem será feita com base ou corretivo. Alguns maquiadores preferem começar com a base, uniformizando a pele para depois camuflar apenas as marcas que continuarem aparentes. Outros preferem corrigir primeiro. É só fazer um teste e descobrir a sua preferência. Eu prefiro a primeira opção.

A aplicação da base pode ser feita com pincel, esponja ou dedos. O primeiro permite um trabalho minucioso e com acabamento perfeito. A esponja cria uma cobertura fina e delicada, mas gasta mais produto. Já aplicar com os dedos costuma ser mais rápido mas a maquiagem não fica tão bem acabada.

Depois de aplicar a base e fazer as correções necessárias, finalize com pó solto para tirar o brilho e dar um acabamento mate e acetinado à face.

Com a pele pronta, é você quem vai descobrir a melhor sequência até o acabamento final: maquiagem dos olhos, cílios, sobrancelhas, boca, usar ou não o blush para dar mais viço à aparência.

Importante - correção em maquiagem não significa aplicar grossas camadas de corretivo, base ou pó para mudar as feições ou disfarçar defeitos. Para um bom resultado, a quantidade e a forma de aplicação devem ser sutis e delicadas. Passar muito produto para esconder marcas na pele, rugas, olheiras, bolsas sob os olhos, por exemplo, pode ter efeito contrário e o que está incomodando acaba aparecendo ainda mais. A dica é valorizar os pontos fortes (caprichando na maquiagem dos olhos e da boca, por exemplo).

O lugar ideal para a maquiagem - é na frente do espelho, de modo que você se veja ao menos do busto para cima (a maquiagem "conversa" com o cabelo, roupa, acessórios, ...)

Iluminação - do tipo "camarim" é a ideal (luminárias nas laterais e na borda superior do espelho), de preferência com tonalidade imitando a luz do dia. A luz não deve vir de cima, senão provoca sombras no rosto. Por isso, dependendo dos seus recursos, pendure no mínimo uma luminária de cada lado do espelho.

Depilação - pêlos indesejáveis (na sobrancelha, no buço, nas laterais do rosto) devem ser retirados com antecedência necessária para não deixar sinais de inchaço ou vermelhidão.

E algumas dicas - se quiser deixar os olhos mais límpidos, ponha um colírio. Tenha sempre em mente o resultado final, sabendo aonde se quer chegar (vale buscar referência de uma maquiagem que você tenha aprovado, neste caso lembre-se que o resultado não será exatamente o mesmo, dada a singularidade de cada rosto).

0 comentários:

Postar um comentário