Novos Asssuntos

domingo, 4 de setembro de 2011

Medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional


Já falei sobre esse assunto aqui no blog.Mas acredito,que como eu,várias mulheres não querem uma nova gravidez.


A pílula anticoncepcional há anos faz parte da vida das mulheres  possibilitando a elas escolherem quando e quantos filhos desejam ter. Embora seja o método contraceptivo mais comum e mais utilizado, muitas dúvidas ainda se têm a respeito do uso das pílulas anticoncepcionais, sendo que uma delas é justamente o uso dos anticoncepcionais concomitantes a outros medicamentos, como o antibiótico, por exemplo.
Medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional
Realmente essa questão merece atenção, pois de acordo com especialistas no assunto, alguns medicamentos podem sim comprometer a eficácia da pílula, por isso há relatos de muitas mulheres que engravidaram mesmo fazendo uso do anticoncepcional, por isso ao ser medicada é fundamental relatar ao médico que faz uso de anticoncepcionais, para que este possa orientá-la ou receitar um outro medicamento que não comprometa a eficácia da pílula.
Conheça alguns medicamentos que podem interferir no efeito da pílula:
>> ANTIBIÓTICOS: os antibióticos cortam o efeito da pílula, por isso caso necessite fazer uso de uns desses medicamentos como a doxicilina, eritromicina, metrodidazol, penicilina G e V, ciclacilin, rifampicina, ampicilina, ácido clavulânuo, oxacilina, amoxacilina, tetraciclina, cloranfenicol, dapsona, entre outros, é importante junto ao uso da pílula utilizar outros métodos contraceptivos, como a camisinha, que além de prevenir a gravidez ainda atua na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
>> MEDICAMENTOS ANTIEPILÉTICOS E ANTICONVULSIVANTES: como oxcarbazepina, topiramato, difenil-hidantoina, primidona, fenobarbital, fenitoina, carbamazepina, interferem na eficácia da pílula em nosso organismo, esteja atenta!
>> DIURÉTICO: como o espironolactona também compromete a eficácia.
>> ANTIFÚNGICOS: o griseofulvina é o único conhecido capaz de comprometer a eficácia do anticoncepcional.
>> ANTIRETROVIRAIS: como efavirens, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, que normalmente são utilizados em tratamentos de combate a Aids, por conter muita concentração de estrogênio, reduzem a eficácia da pílula.
>> Importante ressaltar que a ingestão excessiva de BEBIDAS ALCÓOLICAS, assim como casos de DIARRÉIA ou VÔMITO após a ingestão da pílula compromete totalmente sua eficácia. Além dos medicamentos que cortam o efeito da pílula em nosso organismo é preciso atenção ao uso de certas ervas como a ERVA de SÃO JOÃO que embora não seja aconselhada, muitos a usam para combater e aliviar os sintomas da depressão, porém corta totalmente o efeito dos anticoncepcionais.
Agora é só estar atenta, caso necessite fazer uso de um desses medicamentos citados não deixe de se prevenir com outros métodos contraceptivos, pelo menos enquanto durar o tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário