Novos Asssuntos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Novos Tratamentos para Acne


A acne é caracterizada por ser uma doença de predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Assim, as lesões quase sempre começam a aparecer no período da adolescência., época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo.
Porém, a doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir ainda na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, um quadro que costuma acometer principalmente as mulheres.
A doença manifesta-se principalmente no rosto e no tronco, em geral, pescoço e costas, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (cistos grandes e inflamados que se localizam abaixo da pele), e o acne queloideano (deixando cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

Conheça, abaixo, os novos tratamentos para combater a acne:
Recente linha terapêutica de tratamento para acne, a fototerapia age através da aplicação de uma fonte de luz na pele acometida pela acne. O tratamento deve ser realizado pelo menos 2 vezes por semana, e dura em torno de 15 minutos cada sessão; com o método, a acne inflamatória reduz drasticamente num período de 2 meses.
A eficácia da fototerapia se dá porque a bactéria propioniumbacterium acnes, presente nos quadros de acne, é extremamente sensível a esta luz, sendo ela destruída após aplicações repetidas. Desse modo, diminuindo a população desta bactéria, diminui igualmente o processo inflamatório e infeccioso da acne.
Laser:
O laser tem atuação na derme profunda, onde estão localizadas as glândulas sebáceas. Através de um aquecimento intenso nesta região, estas glândulas diminuem sua atividade de secretar sebo para a superfície da pele, melhorando a seborréia e consequentemente a acne. Devido a esta atuação na derme, o aquecimento vai promover a formação de um novo colágeno, levando, também, a uma melhora das cicatrizes da acne.
O laser pode ser usado sozinho ou ainda combinado a tratamentos convencionais, como medicamentos ou cremes de uso tópico. Isso, para pessoas resistentes aos tratamentos convencionais ou que não possam fazer uso das medicações.

0 comentários:

Postar um comentário