Novos Asssuntos

sábado, 3 de setembro de 2011

O que é felicidade?


Existe a felicidade? E se ela realmente existe , nos remete a uma outra pergunta , Eu sou feliz? Para tentar responder a primeira pergunta podemos usar um pouco da teoria reversa , se a felicidade não existe, por que a procuramos tanto ? Logo , se estamos procuramos por alguma coisa , esta deve certamente existir...

Já na segunda pergunta devemos devemos tomar um pouco mais de cuidado e antes de tentar responde-la , refaze-la sob um outro ângulo temporal “Eu estou feliz?” Com essa pequena variação na pergunta retiramos o fator de perenidade da 2a pergunta , pois estar feliz indica algo temporário e ser feliz algo permanente.

Acredito que a felicidade está presente em nossas vidas de uma forma inconstante , se comporta através de fluxos de altos e baixos , e seria utópico imaginar um estado de felicidade plena, por isso costumamos ter momentos de felicidade. Antigos filósofos romanos tinham algumas receitas muito interessantes para a felicidade . Uma delas consiste em desejar menos .

Se nós partimos do pressuposto de que a infelicidade está ligada em boa parte à insatisfação , funcionaria mais ou menos assim , a pessoa vai se frustrar menos e, em tese , teria mais chances de ficar feliz , é uma boa tática , mas nos leva a adquirirmos uma atitude um pouco passiva e conformista da vida , justamente o contrario do que pregamos. Já a segunda receita seria desejar e tentar realizar esses desejos , esta mais ousada parte da premissa básica que devemos conquistar a felicidade .

Em ambas receitas percebemos como o fator frustração é tóxico á felicidade. Nas correntes mais modernas, como a da psicologia positiva, que critica os valores materialistas , a satisfação das ambições materiais não garante nenhuma felicidade , eles provaram coisas interessantes, como a tese de que a sensação de competência no que se faz, na atividade profissional, pessoal , familiar ,e social contribuem muito mais para que a gente se sinta bem e por tabela seja mais feliz . Enfim a felicidade é uma soma de diversos fatores como o equilíbrio emocional , espiritual, corporal , social e psíquico... Tudo isso faz a pessoa se sentir bem na vida. Ser feliz é uma atitude constante, permanente, mesmo no meio de grandes dificuldades. Então se a felicidade realmente existe , ela está dentro de você.

“Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar.” La Rochefoucald 
Busca da Felicidade

Passamos a vida em busca da felicidade.
Procurando o tesouro escondido.
Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade.
Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes. E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes.
Uns se casam para serem felizes e outros se divorciam para serem felizes.
Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham além do normal para serem felizes.
Uma busca infinda. Anos desperdiçados.
Nunca a Lua está ao alcance das mãos, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto.
Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos.
Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim.
É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa. E jamais está à venda.
Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção.
A felicidade não tem nada a ver com conseguir.
Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado.
As necessidades de cada um de nós são poucas.
Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.
Saiba: A única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida. Repartir suas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.
Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa a atmosfera. Se fizer sol, aproveite o calor.
Se houver flores em seu jardim, aproveite o perfume.
Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração. 

0 comentários:

Postar um comentário