Novos Asssuntos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os Sonhos e a Adivinhação

Conhecer o futuro sempre foi uma obsessão do ser humano. Há várias formas de adivinhação: pela água, moedas, conchas, cartas de tarô, astrologia e incontáveis outros. Para muitos povos e culturas, os sonhos também podem trazer uma grande gama de informações divinatórias.
Muitos profetas bíblicos receberam mensagens divinas através de sonhos; os pajés nas tribos brasileiras são dotados de poderes mágicos que os fazem conseguir interpretar os sonhos dos homens; cientistas, também durante os sonhos, encontraram a solução para problemas até então insolúveis e a inspiração para inovações nunca vistas.
Apesar de os sonhos serem uma ferramenta de auto-conhecimento, é possível que em certas situações eles também apontem os caminhos de acontecimentos futuros, seja através de símbolos ou de mensagens explícitas.
Na Torá ou Antigo Testamento, no Gênesis, consta que “Deus, porém, veio a Abimeleque, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Eis que estás para morrer por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido”, fazendo com que Abimeleque tivesse que escolher um novo rumo para sua vida.
Já o cientista Friederich Kekule compreendeu a estrutura molecular do benzeno após sonhar com uma cobra mordendo a própria cauda, num exemplo onde um sonho traz a chave para a elucidação de um problema.
Mayadevi, mãe do Buda Sidarta Gautama, enquanto estava grávida teve um sonho onde um elefante branco voando pelo céu vinha visitá-la e então ingressava em seu útero, e assim ela soube que conceberia uma criança pura e poderosa, pois na Índia o elefante simboliza a sabedoria, tendo também no sonho ele vindo do céu, Tushita (a terra pura onde habita o Buda Maitreya).
Em todas essas situações foi necessária uma observação consciente sobre as mensagens e símbolos apresentados nos sonhos, de modo a entender melhor a si mesmo e os acontecimentos à sua volta.

0 comentários:

Postar um comentário