Novos Asssuntos

domingo, 4 de setembro de 2011

Queda de cabelo:No inverno é pior?


É, parece que realmente não é mito: o inverno acentua a perda de fios.
Infelizmente quando o assunto é queda de cabelos, nada é definitivo e cada caso é um caso, mas tudo indica que algumas características dessa estação podem agravar o quadro.
Meus cabelos são daqueles que parecem ficar acompanhando o calendário e, mal começou o inverno, já estão se jogando da minha cabeça.
Já me preocupei muito mais com isso, mas chega um momento em que a gente cansa até de se preocupar, né? Tenho endometriose (confirmada bem depois do início da queda acentuada), por isso meus hormônios geralmente estão por trás dessas coisas chatas que envolvem pele, cabelos etc. Mas antes de deixar de esquentar (literalmente) a cabeça com a queda dos cabelos, fui a todo tipo de médico que vocês podem imaginar e fiz exames de todos os tipos. Exames, aliás, que sempre davam normal para tudo, o que me deixava cada vez mais preocupada (louca, pra dizer a verdade) por ver meus cabelos indo embora sem uma explicação.
Queda é quanto?
Até recentemente grande parte dos médicos tinha uma resposta pronta quando nos queixávamos sobre queda de cabelos: perder até 100 fios por dia é normal e faz parte do ciclo de renovação contínua do organismo.
Felizmente alguém parou pra pensar e essa resposta automática começou a ser reformulada. Porque se você tem uma MOITA de cabelos grosso e volumoso, realmente, 100 fios por dia não são na-da.
Só que se seus cabelos são finos, pense no estrago que é perder 100 deles por dia, por uns 2 meses? :O
Não dá pra generalizar, né?
Por isso, atualmente, quando você vai procurar ajuda por conta de queda de cabelos, já pedem uma bateria de exames básicos, além de fazer a avaliação clínica.
No inverno
Sem entrar no mérito de uma queda de cabelos de fato, por alguma condição clínica, existem, sim, alguns fatores que podem acentuar aquela perda natural de fios no inverno.
- ingestão de alimentos mais “pesados”, gordinhos, que aquecem o corpo mas provocam excesso de produção de sebo;
- lavagens menos frequentes dos fios e utilização de água bem mais quente do que o habitual
Prevenindo
Manter o couro cabeludo limpo e saudável é, sem dúvida, a melhor prevenção.
Evite o acúmulo de resíduos de produtos. Eles obstruem os poros, matando os fios “asfixiados”. Além disso, o excesso de oleosidade somado à umidade é um prato cheio para fungos, que são campeões no ataque ao couro cabeludo.
Ação
Se você está atravessando um período de queda acentuada e ainda nao sabe a razão, minha melhor dica: não se desespere.
Primeiro porque não vai adiantar nada. Na verdade vai até piorar: o stresse é um veneno pra saúde e leva os fios embora, sem dó.
E também porque o desespero meio que cega, não é verdade? A gente fica tão preocupada com o fato do cabelo estar caindo que acaba deixando de lado cuidados simples, como dar uma conferida na alimentação; trocar o shampoo por um que melhore a circulação sanguínea no couro cabeludo; usar um antiresíduos uma vez por semana pra retirar o excesso dos shampoos e cremes hidratantes…
Se você acha que a quatidade de fios de cabelo que está ficando no ralinho do banheiro é alarmante, não deixe de procurar um médico. Mas tente encontrar tranquilidade e paciência pra fazer isso, já que o diagnóstico pode demorar e a ansiedade só vai complicar as coisas.
Esfrie a cabeça, mantendo-a limpinha. É o melhor que você pode fazer!
Produtos
Uma coisa é certa: se a queda estiver relacionada com algum problema de saúde, não há shampoo no mundo que fará diferença, porque a causa, orgânica, continuará lá, esperando o tratamento adequado.
Mas se você já está cuidando dessa parte, existem dezenas de opções de shampoos antiqueda. Alguns deles evitam que os fios se quebrem e caiam (os também chamados antiquebra!) e outros que promovem aquela melhora na circulação local, no couro cabeludo.

0 comentários:

Postar um comentário