Novos Asssuntos

domingo, 11 de setembro de 2011

Verdades e Mentiras sobre Acne


Com certeza você tem, já teve ou pelo menos conhece alguém que tem espinhas, afinal esse é um problema que atinge 90% dos adolescentes, e ainda pode aparecer em qualquer estágio da vida depois de ter passado pela puberdade.
Por ser um assunto que interessa a muitos, muitas inverdades são levantadas, vamos aqui verificar o que realmente é verdade.
Com certeza esta é a principal dúvida que se ouve por aí quando se diz respeito a um problema que estampa o rosto de muitas pessoas, principalmente, durante a puberdade, as vilãs espinhas.
Bem, a acne é uma doença do folículo piloso, causada quando ocorre fechamento dos poros, aumento da produção e alteração da composição do sebo e conseqüente proliferação bacteriana. Alguns indivíduos podem passar a adolescência sem qualquer sinal da doença, porém a maioria deles possui tendência genética e podem sofrer dias, meses e até mesmo anos por causa de espinhas e cravos, que podem aparecer em qualquer estágio da vida do ser humano.

O aparecimento das espinhas surgem na fase da puberdade porque os hormônios influenciam na produção das glândulas sebáceas, pois são elas que produzem o sebo, que, quando acumulado dentro do poro, ocasiona a proliferação da bactéria causadora das espinhas.
É possível, entretanto, tomar mais alguns cuidados que ajudam a atenuar a gravidade do caso. A seguir, a Annia fala sobre mitos e verdade desse mal que tanto incomoda as pessoas:
Comer chocolate dá espinhas? Esse com certeza é um mito, pois existem estudos recentes que mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, que seriam os doces, pães e biscoitos, levam a uma alteração na resistência à insulina, esse fato estimularia o aparecimento da acne, entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele.
Será que a acne é coisa só de adolescente? Isso é mito, afinal depois da puberdade, a acne pode aparecer em qualquer etapa da vida do ser humano, pois depende do estímulo hormonal de cada pessoa e da produção das glândulas sebáceas, além de outros motivos. Algumas mulheres têm alteração hormonal resultante de ovário policístico e é importante diagnosticar o quanto antes.
Existem tratamentos que podem acabar com a acne para sempre? Com certeza é verdade, pois existem alguns remédios que podem acabar com o problema de vez. Só não se esqueça que todos eles são receitados pelo médico e a chance de cura chega a 85%, no entanto, não se esqueça que é muito importante o diagnóstico de um especialista, pois os tratamentos variam de pessoa para pessoa.
A acne pode durar a vida inteira? Infelizmente essa é uma verdade, existem homens e mulheres que podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência, logo, é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no corpo, principalmente no rosto.
Posso usar qualquer creme ou gel anti-acne, e esse resolverá meu problema? Esse é mais um mito, pois o uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne.Na realidade são indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, de preferência sob orientação de um dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes adstringentes, mas não em excesso.
Apertar a espinha ocasiona lesões? Isso é uma triste verdade, pois quando você aperta a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente, pois perceba que quando você faz esse procedimento, você estará levando para um orifício aberto na pele, pois ao apertar você abre a pele, bactérias, que com certeza, vão complicar a situação de sua pele. Logo essa é a última decisão que você deve tomar.

0 comentários:

Postar um comentário